Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

terça-feira, 2 de março de 2010

Sentimento Federal

Não dá pra disfarçar. Quem passou pela Praça Santos Andrade nesse início de semana pode não ter notado, mas as novas caras que chegaram ao Prédio Histórico da UFPR não podiam conter a excitação. E não é porque já fui caloura uma vez que fugi ao padrão. Parecia universitária pela primeira vez.

Subi aquelas escadas com o maior orgulho de ser aluna federal. Orgulho de mim mesma e da universidade que agora é minha. Saí de casa preocupada com a minha falta de senso de orientação (medo de se perder sozinha! haha), com o horário (apesar de ter chegado com muita antecedência) e com a minha cara de SOU CALOURA.

A Aula Magna foi... deliciosa. Ministrada pelo Professor Fabio Konder Comparato - nada menos que brilhante - que falou sobre a dominação do povo pelo controle dos meiso de comunicação, convidando a todos a voltar à ágora - espaço onde, na antiga democracia, todos os cidadãos gregos se reuníam em assembléia e tinham a sua voz. A palavra do povo.

Conversou conosco sobre uma democracia mais participativa, onde a expressão não é apenas as mensagens em ploco, padronizadas, intermediadas, impessoais, dirigidas a receptores anônimos, como ocorre nos meios de comunicação de massa. Quer saber como?

Assim, desse jeito. Você está lendo este blog, a minha ágora. A internet é o meio de expressão mais democrático que há. Não fique aí falando sozinho. Bota a boca no mundo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Que texto lindo!!! Tenho muito interesse sobre essa coisa da dominação da mídia e o papel do direito nisso. Você tem essas aulas gravadas? Digitadas??? E, de cá, nós leitores, também somos e estamos orgulhosos de você, pirralhinha!!!!

Didi (direito é legal)

Cíntia Mara disse...

Bom... Nem vou falar que sou meio anormal pq todo mundo já sabe disso. Tava nem aí pra estudar em federal, só fui pq era a única, rs. Talvez se eu tivesse me empolgado mais no início, teria sofrido menos, mas agora não adianta pensar nisso.

A internet é um espaço bem democrático, mas pena que nem todo mundo sabe usar bem.

Bjos

Angelos Theou disse...

Aew Annie..amei saber que vc é Federal tb...

Amei o novo layout do blog,sepre que der pasarei por aqui, pra desfrutar de seu belos textos e boas discussões..
DTA
bjo