Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

E não é que sobrevivemos a 2008?

Já perdi a conta de quantas vezes comecei esse post e apaguei. Agora é que não dá mais pra enrolar, procrastinar, esperar chegar a bendita inspiração. O ano acabou! Olha só! Último dia!
Então... tenho que avaliar meu ano na universidade. (Coisa que poderia ter feito há mais de um mês...) Ô dívida!

Indiscutivelmente, minha melhor matéria foi Ciência Política [e Teoria do Estado. (Pra que nomes tão grandes?)]. Dia de prova. Tensão. Espera. A professora entrega. Você confere as perguntas. Alívio. Foi assim nas duas provas dela. Isso é tão bom. Eu gosto de saber que eu não estava perdendo tempo acordando cedo todo sábado pra ir pro (quase) fim de Foz do Iguaçu. Adiantaria se eu passasse com 10,0 (não falo mais nada sobre meu 0,1 que sumiu...), sem saber nada? Seria frustrante.

Tá. Não dá pra dizer que eu não sei nada sobre alguma matéria. Alguma coisa e peguei. Metodologia, por exemplo. Aprendi isso lendo um livro indicado pelo professor de português. A pergunta aqui é: aproveitei essas aulas? Bem.. eu aprendi quais são os tipos de pesquisa...

E Filosofia. Apesar de não concordar com o conteúdo apresentado, foi bom ter lido Aristóteles, Rousseau, Platão... Chato demais, mas proveitoso. (Proveitoso é uma palavra tão esquisita...) Só acho que deveríamos ter visto Jellinek, Bobbio, Kelsen... (Aí vocês pensam: como eu aproveitei CP sem ler esses caras? A professora deu uma noçãod e tudo um pouco. E o livro era do Bonavides. Chato. Exagerado. Mas ele mostra a visão de todo mundo.) Com um pouco (ou muita) força de vontade, eu estudo isso antes de terminar o curso. (Quem sabe em 2009? Isso é uma promessa de fim de ano?)

Sociologia foi legal. Os debates. Os trabalhos. No núcleo o pessoal não gosta dele, mas eles não tiveram as aulas que eu tive. O Jorge foi aluno dele em Ciência Política, e as meninas não tiveram aulas com ele. Eram aquelas aulas que você fica pensando, refletindo, construindo teorias antes de dormir, rs.

Português... até que eu gostei dos esqueminhas que ele mostrou pra 'estudar melhor'. Não sei se todos aqueles conceitos vão servir pra alguma coisa, mas será que a fórmula da PG infinita vai me servir pra alguma coisa um dia? (E olha que eu sei até hoje. Grande coisa...)

Economia não gostei. Aprendi bastante sobre como funcionam as coisas.. BACEN, inflação, política monetária... Mas é chato demais! Teve aquela maratona de apresentações de trabalho também. Não vi todos. Dormi em alguns. Lembro de poucos.

Em IED aprendi relações jurídicas, negócios jurídicos, teoria tridimensional... Foi legal. Acho que vou dar uma relida no Reale.

Constitucional também. Aproveitei (quase) todas as aulas. Eu sei que muita gente não gosta do baby (não queiram entender o apelido...), mas eu gostei das aulas dele. Apesar da falta de ética. Apesar da falta de didática (tenho que admitir que ele melhorou com o tempo). Talvez o assunto tenha ajudado.

Que estranho... Conheço um monte de gente que tem ódio mortal por cada um dos meus professores preferidos esse ano. Por que será?

Quanto ao mais... posso dizer que esse ano foi inesquecível. Universidade. Namorado. Trabalho. Minha vida começou em 2008. Não foi um ano fácil. Aquela parte da adaptação é terrível. Desconstruir conceitos. Aprender a estudar (Nunca estudei pra nada na vida! Nem pro vestibular...) E teve muita coisa que não deu certo também. DCE. ABAI. Tem os amigos que de repente ficam ocupados demais, assim como você. Ter que marcar hora, e só conseguir um encontro três vezes no ano. Aquelas pessoas que você via quase todos os dias... Também conheci pessoas maravilhosas esse ano. Talvez eu fale mais disso depois.

Estou com Vigiar e Punir pra ler durante as férias. Ainda não comecei. Estou lendo o outro, um conjunto de pesquisas relacionadas a violência, menores, Foz do Iguaçu. Mas vou ler o Foucault todinho.

5 comentários:

Angelos Theou disse...

FELiz ANo novo ANnieeeeeeeee

minha superdotada mais querida q conheci......te adollu mto...[ainda ñ tinha e dito isso neh?!Mas aproveito pra te dizer,q vc foi um dos presentes q Deus me deu neste ano,apesar de falarmos bem pouco...te admiro mto!]

q 2009 venha xeio de boas surpresas de Deus pra ti......bençaos sem medidas!

bjooooooo

Félix Maranganha disse...

A vida é uma caixinha de chocolates, e apenas os que sabem aproveitar os segundos terminam seus anos bem aproveitaos!

Um 2009 dividido por 1 pra você.

amgmontavon disse...

Procrastinar parece xingamento kkkkkkkkkkk "Ô seu procrastinador de uma figa!" kkkkkkkkkk

Brincadeiras à parte, é bom ter sobrevivido às cagadas literais e figuradas de 2008 kkkkkkkkk e poder vir com tudo pra 2009.

Bjos minha linda!!!

Ana Karolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Karolina disse...

oi! tudo bem? estava dando uma olhada nos blogs por aki e achei o seu. O título me chamou muito a atenção pq tbm entrei cedo na faculdade de direito(com 17 anos).

Bem é isso.. gostei muito do seu blog e parabéns!