Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Conversa de Jurista

[msn]
Haralan diz:

como foi o trabalho hoje?
Annie diz:
o tempo passou rapido...
recebi seis autos pra escrever as peças.. mas ja era qse meio-dia
só deu tempo de conferir o q era cada um
amanhã tenho quatro defesas previas pra escrever 8-)
Haralan diz:
entndi tudo
muito legaaallll
Annie diz:
hahahaha
Haralan diz:
deve ser mesmo muito interessante
:)
[/msn]

É super interessante! Mas não foram seis, foram sete autos que eu recebi hoje... Eu gosto disso, viu! Ficar olhando os processos, redigindo as peças, atendendo as pessoas (mesmo que seja só pra dar informação - isso que dá estar na primeira sala da ala B)

Haralan faz Administração, e só vai entender o que eu disse quando ler a legenda no fim do post, rs. É que a gente acostuma com essa linguagem, até parece que todo mundo sabe o que é HC, autos, peça...

Legenda:
Autos são as pastas com as peças do processo. Os documentos do requerente, do requerido, provas judiciais, atas de audiência, certidões, comprovantes, pareceres... Todos na ordem cronológica. Dá pra acompanhar um processo lendo os autos (o que eu mais gosto de fazer lá no núcleo).
No meu dicionário: "Reunião ordenada das peças que compõem um processo, organizada pelo escrivão, incluindo a petição inicial e as demais peças que se agregarem ao processo durante o seu curso. Este material será encapado com capa de cartolina contendo o nome das partes, o juízo, espécie de ação, número e outras informações."

Peça, de peça jurídica, é um documento que compõe o processo. Pode ser uma manifestação, uma defesa, ata da audiência, documentos, comprovantes...
No meu dicionário: "São os intrumentos do processo" (ajudou muito, né? rs)

Defesa prévia é uma manifestação do advogado em favor do réu (seu cliente). No geral, são curtas e não dizem muita coisa. A maioria diz que vai apresentar provas posteriormente, rs.
Segundo o CPP (Código Processual Penal), após alteração, na defesa prévia "o acusado poderá argüir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário."

HC é habeas corpus. (pedido pra responder ao processo em liberdade)
No meu dicionário: "Medida que visa proteger o direito de ir e vir. É concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Quando há apenas ameaça a direito, o habeas corpus é preventivo."

Dicionário Simplificado para Estagiários 1 e 2
[rÁ]

6 comentários:

Natacha Pastore disse...

Não dá mais pra dizer que é pirralha.
;D

Anônimo disse...

eu também não entendia nada dessas conversas até um tempo! Adorei seu blog!!!

Unknown disse...

Olá colega tudo bom?

Também blogueiro e gostei muito do seu site.

Neste fim de ano estou sorteando um livro de Direito Civil Brasileiro Vol. II - Teoria Geral das Obrigações - 5ª Ed. de Carlos Roberto Gonçalves, no meu blog.

Para participar da promoção é simples, basta escrever um post sobre o livro sorteado, ou apenas falar que está participando da promoção, enviando um Trackback para: http://www.nalei.com.br/blog/2008/11/09/promocao-de-natal-do-nalei/

Também podemos realizar a troca de links, afinal estamos na mesma área.

Att: João Rodholfo

Angelos Theou disse...

Annie mandando bem!!!

De inicio não entendi nada,mas como o Direito é tb uma área q me agrada, por isso alguns termos já são familiares para mim!!


Sucessso!

bjs

Séfora disse...

Eu já sabia o que era um habeas corpus, mas juro que quando li HC no meio do post nao consegui supor de cara que era o tal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Elaine Pinheiro disse...

oii...nossa...gostei mt do seu blog..nulz..surpreendente..tão nova e já acadêmica...

ó Parabéns!!!
Sucesso na vidaaa!!