Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Uma Roubadora de Livros

,
Não é a intenção deste blog ficar fazendo propaganda, mas eu vivo lendo. E bons livros merecem ser divulgados. O livro hoje é 'A Menina Que Roubava Livros', de Markus Zusak.

Não foi um livro comprado nem emprestado. Também não roubei de ninguém (rs). Eu ganhei no meu aniversário de dois amigos que eu amo³³ =)

A história se passa na Alemanha Nazista. A protagonista é uma garotinha chamada Liesel Meminger (que eu descobri que se fala Lísel Méminga), que, por ser filha de comunistas, foi adotada por uma família muito pobre aos 10 anos de idade.

O livro conta a história da Segunda Guerra de um ponto de vista diferente de todos os outros que eu já li (Anjo da Morte, Pedro Bandeira; Diário de Anne Frank, Anne Frank (né?)...), porque geralmente quando alguém quer falar de Segunda Guerra Mundial, monta uma história contada por um judeu, que está sempre preso. Preso em um porão, em um campo de concentração, em seu exílio...

Markus Zusak conta essa história de um ponto de vista totalmente inusitado. Eu não vou contar quem narra a história porque é muito mais legal descobrir sozinho. Eu descobri sem querer na internet, e confesso que preferiria saber isso através das páginas do livro.

Mas o melhor de tudo no livro é que ele me mostrou uma coisa que eu tinha perdido em algum lugar dentro de mim. Ele me fez ver pessoas, ao invés de corpos. Me fez ver humanos. Eu costumava não me sensibilizar com cenas desumanas, com aquelas fotos de pessoas partidas no meio (já viram um livro de medicina legal?)... Mas depois de ler a história daquela ladrazinha eu não conseguia ver corpos sem enxergar as pessoas. Foi um processo de humanização de quase 500 páginas. Maravilhosamente bem escritas. Um livro digno de me arrancar umas lágrimas...

"Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito."

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que você gostou do livro, sabia que iria gostar.

=* Um beijo!
Gosto muito de ti.