Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

sábado, 6 de setembro de 2008

Nomes, nomes, nomes...

Já notaram como as coisas vivem mudando de nome, mas dificilmente mudam verdadeiramente? Quem gosta de mudar o nome das coisas é o pessoal de pedagogia. Aqueles que hoje são portadores de necessidades especiais já foram deficientes mentais, auditivos, visuais... Antes disso, eram retardados, surdos, cegos... E, antes disso ainda, eram todos inválidos. Claro, claro.. termos mais humanos, né? Mas a maneira de tratar mudou? Agora vamos falar de PAH.

"Portador de Altas Habilidades" é um nome muito chique. Não sei porque mudaram o termo superdotados pra PAH. Talvez seja por essa idéia de 'super'.. Realmente, nunca gostei se ser chamada de super-nada... nunca fui super coisíssima nenhuma. Altas habilidades é bem mais modesto. Mais sincero também, porque ninguém é bom em tudo...

Antes de serem superdotados, as pessoas com alta capacidade de aprendizagem, criatividade e curiosidade de sobra eram loucas. Sim, loucas. Vamos fazer um exercício de imginação. Você está no século XV, quase XVI. O que é um cara qeu diz que um dia os homens voarão como pássaros e fica inventando máquinas (que não funcionam) , dizendo que um dia alçará voo? É doido! Se um cara na sua rua ficasse inventando maquininhas pra voar, mesmo agora, na época dos aviões, você desconfiaria da sanidade mental dele, imagine então quando os homens não voavam nem de balão? (O doido que eu falei era Leonardo da Vinci).

Agora uma pequena reflexão que pretendo extender outra hora: onde estão os loucos desse país? Que atençãos se dá aos "Portadores de Altas Habilidades"? (Ainda não me conformo com o 'portador'. Mas sempre há alguma deficiência nesses termos...) Então de que adianta mudar de nome, se as coisas continuam iguais? Não faz muita diferença na minha vida ser PAH ou superdotada, mas faria muita diferença pra qualquer PAH (ou superdotado) receber a atenção especial de que precisa. Altas habilidades criam necessidades especiais. O Brasil desperdiça talentos... (só o Brasil? humpf..)

Um comentário:

Unknown disse...

aaaaaaahhhhhhhhhhh srta. PAH....


vá cursar pedagogia!!!



quhequehquehquehqueq