Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Educação e Inclusão Social

O very short paper que eu entreguei ontem.

"A inclusão social nada mais é do que uma solução para o problema que nossa sociedade criou através dos tempos: a exclusão social. Pessoas não nascem excluídas. Elas são excluídas pela sociedade, ao julgá-las incapazes de fazer parte do meio.

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – lei 9.394/96) garante igualdade no acesso à educação, e a Constituição Federal de 1988 diz em seu artigo 5º que todos são iguais perante a lei. Entre garantir a igualdade e fazê-la visível há um espaço a ser preenchido pela educação adequada.

Há divergências no entendimento dos termos ‘inclusão’ e ‘igualdade’. Talvez esse seja o motivo porque a inclusão social ainda não se deu por completo. Pois quando falamos nesses termos, dá-se a pensar de que todos são iguais e devem ser incluídos na sociedade como estão. O problema desse pensamento é que a sociedade não está preparada para receber os que estão excluídos, nem estes estão prontos para serem incluídos na sociedade.

A educação especial exerce papel fundamental nesse processo. Utiliza-se do princípio de igualdade tão bem entendido por Rui Barbosa, de que devemos tratar desigualmente os desiguais. As pessoas não nascem iguais. Elas são feitas iguais perante a lei, e devem ser educadas com a desigualdade necessária para que possam se tratar com igualdade."


Hoje tenho prova de Sociologia. Valor 5,0. Assunto: Max Weber: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Se não tirar mais que 4,0, eu me mato!

Nenhum comentário: