Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

sábado, 27 de setembro de 2008

Jurisciência

Semana passada foi a Semana Acadêmica de Direito na minha universidade, carinhosamente chamada de Jurisciência. Não acredito como não registrei nada sobre isso aqui ainda. Ah, acredito sim. Foi uma correria...

É que como eu sou uma pirralha muito metida, eu tinha que estar na organização do evento, né? Fora as reuniões que tivemos antes, correria grande mesmo foi nos cinco dias do acontecimento, claro.

No primeiro dia, lá estava eu e mais alguns colegas com a professora Eurídice preparando o coquetel de abertura. A professora, além de um amor de pessoa, é muito espirituosa, uma graça. Eu contaria os detalhes, mas eu acabaria me empolgando e esse post não teria mais fim. A cerimônia de abertura eu pulei. Cheguei atrasada por causa dos preparativos, mas ainda a tempo de ouvir as últimas palavras da diretora de campus antes de passar a palavra ao palestrante. A palestra... bem, a palestra foi chata. Claro que alguém achou legal, mas o assunto (Direito dos Animais) não é exatamente aquilo que me empolga. O palestrante era promotor de justiça em São José dos Campos. Depois da palestra, só sobrou eu dos ajudantes da cozinha pra ficar 'a disposição'. Pirralha correndo pra lá e pra cá de novo.

A terça-feira foi o primeiro dia de apresentação de artigos. Fiquei até a metade da palestra arrumando a sala onde eu seria monitora. O tema era 'Pedagogia do Direito'. A parte que eu vi, rs, foi muito boa. O pessoal de Pedagogia estava lá, nos ajudando a lotar o auditório.

A palestra de quarta... Pra mim foi a melhor de todas. O tema era 'Bioética'. O palestrante falou sobre a diferença entre pessoa e indivíduo (entre outras coisas). Uma conversa agradável, um tema gostoso e um palestrante cativante. Excelente.

Na quinta-feira tivemos uma palestra sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente - no qual eu ainda me enquadro). Também foi boa. O palestrante me chamou atenção para a negligência da família, da sociedade e do Estado. Ninguém pensa que quando a família é negligente, a sociedade tem q abrigar a criança primeiro, se ela falhar, aí entra o Estado. Povo acomodado...

A palestra de sexta-feira tinha tudo pra ser ótima, mas infelizmente o nosso palestrante estava muito doente. Ele deu uma aula de Filosofia do Direito. Foi boa, mas não o que eu esperava ouvir. Quando soube que estava febril, até me senti culpada por não ter gostado da palestra. Foi o melhor qeu ele pôde fazer. E eu passei a admirá-lo pelo esforço dele em palestrar quando deveria estar descansando.

É, foi isso. A semana acadêmica me deu idéias para meu artigo. Que ainda não foram colocadas em teoria, rs. Como eu sou enrolada...

Amanhã tenho AULA, com a prof Elaine. Já perceberam como eu amo essa professora? Então, como terei qeu acordar bem cedo, encerro o texto (que deve estar enorme) por aqui.

Ah!!! Acabei de me inscrever para a Semana Acadêmica de Pedagogia (que não tem nenhum nome carinhoso como a nossa). É que tem muita coisa sobre Direitos da Infância e sobre o ECA. E eu estou muito inclinada a trabalhar com Infância e Juventude no futuro.

Nenhum comentário: