Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Assunto de Utilidade Acadêmica

Nada. Não há nada há dias. Estou cansada de tanto nada. As aulas aqui só começam em março e enquanto eu não resolver a minha matrícula os estágios não vão rolar. Enquanto isto estou mergulhada em um monte de nada.

Num dia desses, mexendo no site da UFPR descobri um monte de cursos e recursos disponíveis meio escondidos. Passei um dia inteiro chateada por tê-los descoberto depois que acabara o período de inscrições. Essas informações poderiam estar mais acessíveis pra todos os alunos, poxa! (Fiquei brava mesmo). Por isso que eu vou contar tudo aqui.

1. PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Conforme a descrição da universidade, a PRAE 'é responsável por políticas de atendimento estudantil relacionadas à formação acadêmica e ao exercício da cidadania para os alunos da UFPR'. Desenvolve orientação acadêmica, fornece bolsas de permanência e alimentação para alunos de baixa renda, recepciona os calouros, sá apoio ao movimento estudantil, às empresas juniores... (Veteranos, confirmem: fazem isso tudo mesmo? É tanta coisa que eu já desconfio de início!)
Mas o que eu achei mais legal foram as Atividades Formativas Especiais.
Tem a UFPR Atividade, um incentivo à prática de esportes. Tem alongamento, ginástica, malhação, dança, futebol, vôlei... Tudo de graça. Só precisa levar comprovante de matrícula e atestado médico. As inscrições abrem em março.
O que eu mais me interessei foi o Programa de Línguas Estrangeiras.
São ofertados cursos em quatro modalidades, duas turmas inglês, duas turmas de espanhol, uma turma de francês e uma turma de alemão [Yay!]. Mas eles só terão vagas para o primeiro módulo no segundo semestre.
Tem também o Curso de Informática Básica. No ano passado todos os cursos foram ministrados no segundo semestre. Pra esse ano ainda não há notícias...

2. CELIN - Centro de Línguas e Interculturalidade
O Centro oferta seus cursos de línguas para adultos da comunidade da UFPR - alunos, professores e funcionários - e também a comunidade externa. Os cursos são ofertados semestralmente e em alguns casos são ofertados durante o período de férias. As aulas podem ser realizadas no turno da manhã, tarde ou noite, durante a semana ou nas manhãs de sábado.
Idiomas Oferecidos: Alemão, Árabe, Chinês, Espanhol, Francês, Grego Antigo, Grego Moderno, Guarani, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Português para estrangeiros, Polonês, e Russo.

Esse foi difícil de encontrar. Foi totalmente ao acaso e as inscrições para as vagas gratuitas já se encerraram. O link que a UFPR dá na apresentação do CELIN não está correto. Tive que buscar o site do curso de Letras para encontrar.

Hope that helps. Beijos!

Um comentário:

Carol disse...

Olá! Encontrei seu blog por acaso e achei super legal... Engraçado, me identifiquei muito com esse post. Entrei na USP (mas já com 17 anos, prestes a fazer 18) e senti a mesma sensaçao quando descobri mil e uma coisas legais, tudo com inscriçao encerrada. Pelo menos é o tipo de coisa que sofremos só uma vez e depois a gente aprende, né?
Se gostar de futebol, passa no meu blog também =)

beijos