Oi! Meu novo endereço é Annie Escreve. Te espero lá!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pra Sair Bem na Foto

É mania de todo mundo reclamar de seus retratos. Nessas horas a culpa é da luz, da sombra, da maquiagem, da falta dela, do fulano... Eu sempre digo: "as fotos não mostram muito além da realidade". Não dá pra sair na foto tão bonito quanto você (ou sua mãe) acha que é. (hahaha) 

Pra sair melhor na foto, só fazendo um upgrade na sua imagem. Pra isso tem jeitinhos. Maquiagem milagrosa, photoshop, o que for, mas nada disso muda a realidade. Maquiar o retrato não muda a imagem real, que está exposta a todos os que passam. Aí você mostra a foto editada da qual se orgulha tanto, e quem conhece não acredita que é você, e ainda faz piada por ter que recorrer a esses recursos pra sair bem na foto!

Isso não vale só pra fotografia. Quem quer ser bem retratado, nos textos, imagens e comentários tem que cuidar da imagem, ou apelar pra publicidade maquiada.

Hoje fui abordada por algumas pessoas que consideraram agressivas algumas postagens minhas - as que falam do local onde faço estágio. Sugeriram que eu consertasse, que apagasse as postagens, que tomasse uma nova postura...

Quanto ao consertar, devo dizer que fui realmente dura, mas que não critico a ninguém mais do que a mim, e não exijo de ninguém mais do que exijo de mim, e, por este motivo, não espero outra reação senão a mesma que eu tenho: o esforço em melhorar, para que a mesma crítica não seja feita duas vezes.

Quanto ao apagar, é simplesmente inaceitável, e por vários motivos. 
Primeiro, porque este é um Estado Democrático de Direito, onde a manifestação é livre. 
Segundo, porque todos que se sentiram ofendidos tem o direito de resposta, se quiserem provar que eu falei algo falso. 
Terceiro, porque se trata de uma entidade pública, mantida com dinheiro do povo, e da qual se exige publicidade.
E por último, mas não menos importante, este é o meu blog, e não aceitarei qualquer censura sobre mim, nem mesmo sob a ameaça de perder minha bolsa e meu estágio.

Quanto à minha postura, creio que a crítica é sempre aceita por quem está disposto a mudar. E uma postura crítica é o que não faltou a quem hoje critica minha postura crítica, antes de assumir a posição em que está. Não há como crescer sem críticas, e eu continuarei apontando o que eu vejo de errado no meu estágio, na minha universidade, no fórum, no judiciário, pois o conformismo é a última coisa que se espera de um estudante de Direito, que acredita na justiça.

Por fim, aos que ficaram horrorizados com o que eu disse, chegando a pensar que eu não gosto do meu trabalho e não vejo nada de bom nele, digo que gosto demais do que eu faço, e me vem até um pesar em deixar o trabalho que realizo no NEDIJ. Tenho ótimas relações com meus colegas de trabalho, e os admiro muito por tudo o que fazem ganhando tão pouco. Gosto demais de me sentir útil à sociedade, prestando assistência jurídica gratuita a quem não pode pagar. E mais tarde escreverei porque eu recomendo aos meus melhores amigos este estágio.

"É livre a expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença." (Art 5º, inciso IX da Constituição Federal.)

4 comentários:

Unknown disse...

Pimenta nos olhos dos outros é refresco...já dizia um antigo ditado...

O que mais me indigna nesta história toda é que "imagem" da Unioeste que as respectivas Direções de Centro e a Reitoria querem passar apenas contribiui para o desprestígio de nossa universidade.

Querem maquiar a Unioeste, querem fazer dela uma montagem com recortes mal formatados de universidade de ponta! Não que não tenha potencial pra isso, tem! O que acontece é que é a política interna de manutenção de poder e manipulação sobrepuja o interesse acadêmico e social!

......é uma lástima..

Naty disse...

Sobre tudo, o mais importante é a verdade.

Gostei do seu post, Annie.

Ameaça e coação geralmente são estratégias do medo.E se há medo, há motivos para tê-lo... possivelmente esse motivo seja a verdade.


E por que a verdade tem que ser encoberta?

Se ja não está tudo errado...
se estudar na Unioeste não tem clima algum de universidade?!
Se nem na estrutura do campus, (claro que nao no PTI), podemos perceber uma universidade...
Se não há papel higienico nos banheiros, nao há limpeza nestes, sequer espelho.
Apesar de em mtos blocos retirados como o de direito, nao ter nem bebedouro e nem lixeiro... ah... e nem em algumas salas de aula!

Otima ideia dar espaço pra uma escola sem norma alguma para com o patrimonio da escola?!
Os aluninhos riscam as paredes, as carteiras, colam chiclets em tudo sujam todos cartazes.
Me sinto numa escola pública de quinta a oitava numa periferia.(menos sensação de universidade!)

Não temos cantina (licitação?!)

Promessas de campanha... muita gente não esquece...(os que se interessam).E geralmente essas pessoas são as mais importantes, ou que vão adquirir maior importância no futuro.


Restaurante Universitario?
Conjunto Habitacional de estudantes?

90% dos estudantes nao sabem da organização da Unioeste, nao sabem o que eh CEL CCSA ( tao pouco a parte das exatas)

Sem falar dos cursos em que os professores nao vem dar aula... ou liberam 2 horas antes (nao cumprindo seu horario)

Tem cursos q sao pra turistas, e olha que nem é turismo não!

Não há informação sobre parte do ''tripé'' da universidade: pesquisa e extensao...

Não há envolvimento...

Não existem muitas coisas.

Não há porque coagir alguem por postar sua opinião, até porque isso é crime!


realmente, concordo... é uma lástima!

Cíntia Mara disse...

Oi, Annie!

Saudades, faz tempo q não venho aqui.

Não sei o q vc disse q essas pessoas não gostaram, mas acho q vc não deve mesmo apagar. Afinal, vc tem o direito de se expressar desde q não o faça de forma desrespeitosa, é claro. Muitas pessoas tem medo da verdade. Já sofri muito por "falar demais" e ser sincera quando a maioria prefere ser falsa e mascarar os fatos.

Acho q eu entendo um pouco o q vc disse com relação a gostar do q vc faz, apesar dos defeitos. Sinto a mesma coisa com relação à faculdade. Eu amo a computação, mas simplesmente não suporto a UFMG. Um dia vou postar sobre isso, assim q me formar e tiver uma opinião final sobre o curso. Tenho certeza q a maioria dos meus colegas discordaria e os professores se sentiriam ofendidos se lessem o q eu penso.

Bom final de semana!
1000 bjos :***

Anônimo disse...

Eita ferro, quero morrer sua amiga e sua cliente!
está contratada! será minha advogada!
hauahauahauahauahau

Justiça, justiça!

Parabens pelo blog Annie, você escrve muito bem, vc sabe prender um leitor! acho q isso vem de tanto ler serie Cris! hauahauahauahauahauaha

Bjooo ;*